Uncategorized

Trombose Associada À Vacina COVID-19 Com Síndrome De TrombocitopeniaTTS: Uma Revisão Sistemática E Análise Post Hoc PMC



O quarto e quinto autores (A.S. e Z.S.) extraíram todos os valores nominais e ordinais Dados para análise usando SPSS V25. Uma análise bivariada foi realizada para avaliar

  • A trombocitopenia é uma condição na qual você tem uma contagem baixa de plaquetas no sangue.
  • A TTS é uma ocorrência extremamente rara, com apenas um pequeno número de casos notificados após receber certos tipos de vacinas contra a COVID-19.
  • Pós-vacina como medida de triagem.
  • Os dados dos estudos incluídos, embora importantes, devem ser usados ​​e interpretados
  • Significativo se o valor P fosse 0,05 ou menos.


Ainda em desenvolvimento, exigindo mais investigações sobre o desenvolvimento do TTS Após vacinas de vetor de adenovírus e mRNA. Incluímos estudos em que os pacientes tinham diagnóstico confirmado ou provável de STT Com base nos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como Os Médicos Diagnosticam TTS?



Pacientes com plaquetas superiores a 50.000/mL raramente apresentam sintomas. Pacientes com plaquetas abaixo de 20.000/mL provavelmente apresentam sangramento espontâneo.

  • Sem uso prévio de heparina, sugerindo HIT autoimune como mecanismo plausível,
  • O sangramento causado por trombocitopenia demonstra caracteristicamente petéquias, púrpura não palpável e equimoses.
  • Possível subnotificação da síndrome clínica.
  • Em condições como DIC e microangiopatia trombótica, ocorre aumento do consumo de plaquetas dentro dos trombos.
  • Causas, um ELISA PF-4 pode ser utilizado se houver uma diminuição significativa no número de plaquetas


A síndrome clínica e o tempo pós-vacinação são muito semelhantes aos casos após a vacina AZ. Ambas as vacinas utilizam vetores adenovirais recombinantes (chimpanzé para AZ e humano para JJ) que codificam o imunógeno da proteína spike do SARS-CoV-2. Em junho de 2021, foi publicado um relatório de uma síndrome semelhante a VITT em um único paciente que recebeu a vacina Moderna mRNA. A agência reguladora do Reino Unido relatou 15 e dois casos de trombose grave com trombocitopenia concomitante com as vacinas Pfizer e Moderna, respectivamente; se estes são casos de VITT não foi confirmado.

Fatores De Risco



Púrpura seca refere-se à púrpura na pele; púrpura úmida refere-se à púrpura na mucosa. Examine se há hepatomegalia e esplenomegalia que ocorrem no linfoma, doença hepática crônica e outras condições hematológicas.

  • O exame físico inclui o exame da pele e outros locais de sangramento e o exame do fígado, baço e gânglios linfáticos.
  • Assim, a revisão de um esfregaço sanguíneo e a atenção aos sinais de hemólise intravascular seriam apropriadas.
  • Dada a disponibilidade de regimes alternativos de anticoagulação e a falta de consenso quanto à segurança da heparina no VITT, atualmente sugerimos evitar a anticoagulação com heparina ou heparina de baixo peso molecular (HBPM) nesses pacientes.
  • A condição faz com que uma pessoa desenvolva um coágulo sanguíneo potencialmente fatal e uma contagem baixa de plaquetas no sangue.
  • Sintomas constitucionais leves a moderados, como febre, fadiga, dor de cabeça ou dores musculares, são comuns nas primeiras 24 a 48 horas após a vacinação e não são sugestivos de VITT.


Fale com um profissional de saúde se você tiver algum desses fatores de risco e estiver preocupado em obter TTS após a vacinação contra COVID-19. Eles ajudarão a escolher a melhor vacina para você. As vacinas COVID-19 são muito seguras para a maioria das pessoas. A TTS é uma ocorrência extremamente rara, com apenas um pequeno número de casos notificados após receber certos tipos de vacinas contra a COVID-19. Certas limitações devem ser reconhecidas. Os estudos incluídos não são representativos De toda a população devido ao TTS ser um desvio da norma.

Análise De Dados



Observe que não existem estudos prospectivos de tratamento clínico e que a taxa de resposta dessas intervenções não foi estabelecida. Pacientes com sintomas preocupantes e/ou exames de imagem positivos, além de baixa contagem de plaquetas e alto dímero D, podem ser considerados portadores de VITT e devem iniciar o tratamento (veja abaixo) enquanto aguardam os resultados do PF4 ELISA.



A trombocitopenia ocorre quando uma pessoa tem uma contagem baixa de plaquetas. As plaquetas são componentes do sangue que ajudam na resposta imunológica e na interrupção do sangramento de cortes e outras feridas, causando a coagulação do sangue. Uma contagem baixa de plaquetas pode causar sangramento grave, mesmo com ferimentos leves. O exame físico inclui o exame da pele e outros locais de sangramento e o exame do fígado, baço e gânglios linfáticos. O sangramento causado por trombocitopenia demonstra caracteristicamente petéquias, púrpura não palpável e equimoses.

Tratamento / Gestão



Incluíram apenas séries de casos e estudos de caso, enquanto coortes, revisões sistemáticas, Meta-análises, cartas e editoriais foram excluídos. Pesquisado incluindo PubMed, CINAHL Plus e Cochrane, com uma pesquisa adicional

  • No entanto, a visão dos casos atuais de TTS após a vacinação contra a COVID-19 é
  • A consulta imediata é necessária para condições como PTT, SHU, HIT, anemia aplástica, leucemia e outras condições de insuficiência da medula óssea.
  • Este artigo revisa os sintomas, causas, fatores de risco e tratamento da síndrome de trombose com trombocitopenia relacionada às vacinas contra COVID-19.

https://vapinology.com